A nobre missão de coordenar

melhorar-a-gestao-da-equipe-da-academia

Por Sirley Avelino*

Conforme Dercides Pires em seu livro Carisma da Coordenação, coordenação é um carisma do Espírito Santo que capacita o fiel a receber a unção necessária para coordenar, executando tarefas relativas à administração (gerenciamento), ao pastoreio, à evangelização e à formação, com liderança eficaz. Poderíamos falar que coordenar é organizar o conjunto, por em ordem o desconjunto, é também criar relações, facilitar a participação. O coordenador precisa ser líder, para que as pessoas que estão à sua volta possam ouvir e atender. Não se trata de previlégios, mas de serviço à Igreja e aos irmãos.

Dentro do contexto eclesial da RCC, sabemos que quando assumimos uma coordenação, o Senhor nos dá uma autoridade espiritual para coordenar de maneira mais eficaz, mas é preciso que realmente seja o chamado de Deus para coordenar, e não através de manipulação das pessoas para sermos eleitos, ou melhor pela vontade humana.Quando a coordenação é humana , ela se emperra, não anda, é um peso.

Algumas considerações pertinentes à respeito de coordenar:

1º Preciso amar o movimento que estou, ter um sentimento de gratidão, de zelo, de comprometimento pela RCC.

2º Preciso conhecer o movimento, saber qual é a nossa identidade, para que estamos na Igreja; sem conhecimento não há amor amadurecido.

3º Ter certeza do meu chamado a servir a Igreja dentro da RCC.

4º Ter uma formação mínima pedida pela RCC ( Processo Formativo).

5º O coordenador precisa ter um conhecimento de si mesmo, saber suas fraquezas, limitações, para não agir segundo suas carências afetivas ou segundo seus traumas.

Algumas funções do coordenador:

Evangelizar: evangelizar é a principal função do coordenador.

Administrar: o coordenar não pode ir fazendo as coisas de qualquer jeito, mas é preciso planejar, organizar, dirigir, executar, controlar e avaliar.

Pastorear: é preciso cuidar dos irmãos, animar os desanimados, ouvi, ama, orienta e ora.

Liderar: ser um líder. O coordenador não dá ordens, mas todos fazem o que ele deseja.

Formar: todo coordenador é um formador. Ele forma novos lideres, novos coordenadores. O bom coordenador é aquele que forma outros coordenadores.

Dom do discernimento dos espíritos: o coordenador precisa saber sempre que espírito em animando as reuniões, os grupos, as pessoas

O bom coordenador tem um amor pela unidade, incentiva e facilita os servos a participar dos eventos, nacionais, estaduais, diocesanos, setoriais e paroquiais. Ele incentiva com o seu comprometimento; é o primeiro da lista dos participantes.

Coordenar não é fácil, mas é gratificante, pois estamos respondendo o chamado do Senhor. E aquele que coloca seus dons ao serviço o Senhor confiará mais, como na parábola dos talentos no evangelho de São Mateus, capitulo 25.

Quando coordenamos alguma instância do movimento, seja diocesana, setorial, paroquial ou de grupo de oração, precisamos sempre lembrar que representamos o movimento; as pessoas nos vêem como a Renovação Carismática Católica, por isso é imperioso que preocupemos com a imagem do nosso movimento, para que mais e mais pessoas queiram estar nos nossos grupos de oração.

Foi assim com os apóstolos as pessoas olhavam para eles e viam que eles se amavam e queriam estar com eles, e cada vez mais se ajuntava, mais pessoas conforme Atos 2,47.

Amados, queiramos sempre fazer a vontade do Senhor, se formos chamados a coordenar, façamos com amor e obediência, simplicidade e humildade.

Neste ano escolheremos novas coordenações para as paróquias e grupos de oração, façamos na oração, lembrando que não somos partidos políticos para fazer campanhas partidárias. Nós somos diferentes, escolhemos nossos coordenadores através da oração, levando em consideração somente a vontade de Deus e não os conceitos que temos das pessoas, pois nossos conceitos são sempre baseados nas nossas necessidades, por exemplo, muitas vezes somos tentados a eleger aquele irmão que é aceita tudo que eu faço do que aquele que me corrigi. Esse não é o critério adequado para eleger nossos coordenadores.

Peçamos ao Espírito Santo que nos auxilie, Ele vem em nosso auxílio!

*Sirley Avelino é a atual coordenadora do Ministério de Formação na Diocese de Guaxupé.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest