A nossa identidade enquanto Renovação Carismática Católica

rcc_brasil (1)

Por José Cláudio da Silva*

A Renovação Carismática Católica nasceu na Igreja e é para a Igreja. A identidade da RCC é o Batismo no Espírito Santo e a vivência do mesmo. Isso quer dizer que temos uma identidade, temos o nosso jeito de ser Igreja.

“Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos, todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus”. ( At 4,31)

Os nossos Grupos de Oração são a célula fundamental da RCC, onde acolhemos pessoas que chegam machucadas como ovelhas que não tem pastor. Essas pessoas são acolhidas, respeitadas e acabam fazendo uma experiência com Jesus ressuscitado. E aqueles que experimentam o amor de Deus devem ser convidados a estudar a doutrina da Igreja para continuar perseverantes nos caminhos de Deus.

Somos batizados no Espírito Santo quando abrimos o coração para participar numa reunião de oração. Se estivermos com o coração aberto, todos os elementos, como as músicas, as orações bem conduzidas, a pregação querigmática, o louvor, nos proporcionará o nosso encontro com o Senhor.

Mas como anda o nosso relacionamento com Jesus? É um relacionamento de amor?

Não podemos ter um relacionamento apenas de interesse pessoal onde não leva a uma mudança de vida, pois buscam um Deus que só traz benefício. É uma troca de favor com Deus e só vai a Igreja quando precisa. Nós devemos estar a serviço de Deus e não Deus a nosso serviço.

Temos visto muitos pregando em nome de Jesus uma doutrina da prosperidade e os que prá lá vão aparentam que não tem mais sofrimento, desemprego, não ficam doentes, ficam ricos… Não podemos entrar nesse barco, e sim entrar na barca de Pedro, onde Jesus está. Jesus tem realizado muitas curas, mas a mais importante é a cura do interior da pessoa, o perdão dos pecados. A cura é consequência da nossa caminhada na Igreja.

As nossas reuniões de oração é marcada pela alegria, muita animação, muito louvor espontâneo, pregações querigmáticas, oração de contemplação, silêncio. Precisamos evangelizar a partir de Jesus Cristo. Ele é o centro da nossa vida. Não podemos perder a identidade da Renovação Carismática Católica. Se for necessário fazer vigília de oração, que façamos. A essência do movimento da RCC é levar o homem a Jesus Cristo.

A nossa missão é acolher a todos, sem distinção. É preciso buscar os afastados da Igreja, buscar os coordenadores que não estão mais na liderança e que precisam muito ser acolhidos e valorizados.

*José Cláudio da Silva é membro do núcleo do Grupo de Oração Nossa Senhora das Graças

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest