O grupo de perseverança

grupo-de-perseverana-1-638

Por José Cláudio da Silva* 

Muitos têm perguntado: o que é um grupo de perseverança? Como funciona? É um grupo para iniciantes? Quem deve participar? Quais os temas que devem ser abordados?

Vamos compreender lembrando os três momentos do Grupo de Oração:

O primeiro momento é o de preparação. Os servos que participam do núcleo de serviço devem experimentar testemunhar e vivenciar a Efusão ou batismo no Espírito Santo. É responsabilidade dos servos do núcleo a organização e preparação para não deixar para última hora a distribuição dos serviços.

O segundo momento é o Grupo de Oração onde será aberto a todos os irmãos que sentirem o desejo de participarem. É um momento onde os participantes experimentam a ação de Deus, e suas vidas são transformadas pela Palavra de Deus e pelos grandes momentos de oração e louvor.

O terceiro momento é o grupo de perseverança. Que será realizado em dia diferente do Grupo de Oração. “Não basta despertar a fé e promover a experiência de Pentecostes. O fiel deve ser conduzido ao crescimento e á formação. A evangelização querigmática deve levar à evangelização catequética. O objetivo de toda evangelização é a formação da comunidade cristã e ela só é formada com perseverança daqueles que foram evangelizados. Muitas vezes, os Grupos de Oração são lugares por onde as pessoas chegam, passam, ficam algum tempo e depois saem porque não encontram um alimento adequado à sua espiritualidade”.  (Apostila Grupo de Oração.)

Uma pessoa um dia me disse: “O Grupo de Oração é só isso?” No momento não entendi sua pergunta, porque o Grupo de Oração para mim é um momento de encontro com Jesus. Depois entendi que a pessoa necessitava de um alimento a mais para seu crescimento espiritual.

O grupo de perseverança não é para iniciantes e sim para aqueles que já fizeram seminários de vida no Espírito Santo, Experiência de oração, estão fazendo Escola Permanente de Formação e querem crescer na graça e no conhecimento do Senhor.

Como organizar um grupo de perseverança?

“Após a evangelização querigmática”… “as pessoas devem ser convidadas a participarem de grupos menores, entre 20 e 30 participantes constantes, semanalmente, com dia e hora definidos, onde serão formadas”. “Estes grupos devem ser acompanhados por servos preparados para este serviço. O servo indicado para coordenar o grupo de perseverança deve:

“Ser pessoa de vida de oração bem ordenada, orante; ter visão clara do que é o grupo de perseverança; ter carisma de pastoreio.” (Apostila Grupo de Oração.)

Um dos servos que participam do grupo de perseverança precisa participar do núcleo de serviço do Grupo de Oração.

O grupo de perseverança tem fundamentação Bíblica.

“Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” At 2,42.

Como diz a apostila do Módulo Básico (Grupo de Oração) os grupos de perseverança são fundamentados em quatro princípios:

  1. a)Doutrina dos apóstolos
  2. b)Comunhão fraterna
  3. c)Fração do pão
  4. d)Oração
    1. a)Doutrina dos apóstolos

A doutrina dos apóstolos é a doutrina da Igreja.  Portanto, os grupos de perseverança devem ser instruídos nos ensinamentos da Igreja, principalmente os contidos no Catecismo da Igreja Católica,

Este ensino deve ser programado de tal forma que a doutrina seja ministrada de maneira contínua, progressiva e sequencial, não aleatoriamente.

  1. b)Comunhão fraterna

A meta é atingir o que se dizia dos cristãos: “entre eles não havia necessitados” At 4,34a. O líder de cada grupo de perseverança deve promover ações que facilitem o relacionamento e o conhecimento dos participantes.

  1. c)Fração do pão

A eucaristia é o centro e o cume da espiritualidade cristã. O grupo de perseverança deve incentivar a vivencia da Eucaristia e dos e dos demais sacramentos da Igreja. Nos grupos de perseverança, o pão da Palavra deve ser alimento constante, portanto a “fração do pão”, a partilha do pão, se reveste também da partilha da Palavra, sendo incentivada a leitura e a reflexão partilhada das Sagradas Escrituras.

  1. d)Oração.

O grupo de perseverança é parte do Grupo de Oração. Portanto, nele a oração deve ser como é na própria RCC, com a manifestação dos carismas efusos. No grupo de perseverança, por ser menor, há possibilidade dos exercícios dos dons de maneira mais aberta e possível para todos.

O Ministério de Formação nacional está elaborando um material com proposta de temas, que será publicado no próximo ano, para os grupos de perseverança. 

*José Cláudio da Silva é coordenador diocesano do Ministério de Formação da RCC Guaxupé e membro do núcleo estadual do Ministério de Formação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest