O processo de Formação

por-onde-começar-a-estudar-a-biblia-1024x678

Por José Cláudio da Silva*

O Ministério de Formação na Renovação Carismática Católica tem dado uma formação que contempla muitos cristãos que perceberam a necessidade de construir sua vida alicerçada na Rocha que é Jesus Cristo Ressuscitado.

Se quisermos ter uma fé sólida e não deixarem levar por qualquer sopro de doutrina, devemos aderir ao processo de formação. Ef 4,14 “Então, não seremos mais como crianças, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos outros e por eles, com astúcia induzidos ao erro”. Todos os membros e principalmente aqueles que desenvolvem qualquer função no movimento da RCC necessitam entrar para a escola de formação.

“Missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo. Por isso, a formação obedece a um processo integral, ou seja, compreendem várias dimensões, todas harmonizadas entre si em unidade vital. Na base dessas dimensões está a força do anúncio querigmático”. Doc. AP 279

A formação protege o dom da fé e abre a inteligência para a verdade. Por isso não devemos queimar as etapas da formação e sim seguir passo a passo.

A escola permanente de formação E.P.F. começa lá no grupo de oração. Encaminhamos os membros para o Seminário de Vida no Espírito, depois Experiência de Oração, Seminário de Dons Carismáticos e Seminário de Batismo no Espírito Santo. Dentro do processo de iniciação podemos trabalhar as práticas espirituais- Amigos de Deus.

Dando continuidade a formação, conduzimos os membros do movimento para o Módulo Básico que é composto de oito temas. Dentro do Módulo Básico podemos aplicar a Formação Humana que é composta de três encontros.

Esperamos que já estejamos mais maduros e capacitados para entrarmos nas formações específicas dos ministérios. Lembrando que o correto é terminar primeiro o Módulo Básico e só depois irmos para a formação específica. Na formação podemos discernir qual ministério estamos sendo chamados. Ai sim pode ingressar na formação específica de cada ministério. Ex: Quem for pregar a Palavra, deve treinar as oficinas com ajuda do coordenador do ministério de pregação. Respectivamente a formação específica acontece em todos os ministérios com ajuda dos coordenadores.

 

*José Cláudio da Silva é coordenador do Ministério de Formação na diocese de Guaxupé/MG. Participa do Grupo de Oração Nossa Senhora das Graças, em Guaxupé. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest