Ministério para as Famílias é implantado na Diocese de Guaxupé

Entre as iniciativas está a realização de um Grupo de Oração mensal voltado para a temática da família

 

Ministério para as Famílias é o serviço, dentro do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, responsável pela evangelização, acompanhamento e formação das famílias.

Segundo o Documento de Aparecida: A família não é uma mera instituição natural; antes, faz parte do projeto do Criador (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementaridade” (n. 116). Na plenitude dos tempos, o Filho de Deus assumiu a nossa natureza humana e, “optando por viver em família em meio a nós, a eleva à dignidade de ‘Igreja doméstica’” (n. 115). O amor conjugal “é assumido no Sacramento do Matrimônio para significar a união de Cristo com sua Igreja” (n. 117; cf. 175g; 433s).

É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (n. 118).

A Renovação Carismática Católica da Diocese de Guaxupé, sentido a necessidade de um trabalho específico voltado para as famílias, após discernido foi implantado o “Ministério para as Famílias”, o qual é desenvolvido como qualquer outro ministério dentro do Movimento. Seu objetivo principal é evangelizar dentro de nossos Grupos de Oração.

Para que o ministério se tornasse atuante em sua plenitude na Diocese de Guaxupé, desde janeiro de 2018, o casal coordenador Irene Marcelino e Antônio Carlos, juntamente com o núcleo de serviço buscou conhecer e estudar como se dá a estruturação deste ministério.

O primeiro passo foi participar do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF 2018), oferecido pala RCCBRASIL. Desde evento se trouxe os direcionamentos de como se trabalhar, entre eles a realização de, em um dia no mês em todos os Grupos de Oração da diocese,  de um Grupo voltado para as famílias com pregação, acolhida, música e orações todas desenvolvidas dentro do tema.

Após escuta do Senhor foi definido que em toda última semana de cada mês  esse projeto se realize em toda diocese. A coordenação diocesana teve o cuidado de se reunir com os coordenadores setoriais para rever a situação familiar nos dias de hoje e a adesão foi unânime, inclusive com o apoio da coordenação diocesana da RCC.

Além desse trabalho, os membros do Ministério também estão fazendo visitas aos lares, buscando passar por todas as casas dos coordenadores e servos da diocese, motivando aos encontros para as famílias em sua totalidade.

“ É na família onde aprendemos a abrir-nos aos outros, a crescer em liberdade e paz” – Papa Francisco