Coordenadores vivem dias de formação e espiritualidade em Encontro Diocesano

Nos dias 25 e 26 de agosto, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Guaxupé promoveu o Encontro Diocesano de Lideranças. O retiro foi realizado na Associação Rainha da Paz, em Petúnia, distrito de Nova Resende/MG.

Cerca de 280 lideranças do Movimento estiveram presentes representando os sete setores pastorais. O objetivo foi formar e proporcionar momentos de profunda espiritualidade aos servos que nesse tempo atuam nas coordenações dos setores, paróquias, Grupos de Oração e ministérios da RCC.

As pregações do sábado (25), foram ministradas pelo presidente do Conselho Estadual da RCC de Minas Gerais, Mário Lúcio. Em sua primeira pregação, ele frisou que como coordenadores é necessário encontrar com Deus sempre para que a missão aconteça de acordo com a vontade dEle.

Ainda na manhã de sábado, padre Edmar, da cidade de Pouso Alegre, presidiu a Santa Missa. Em sua homilia ressaltou a importância de se colocar amor no serviço a Deus, seja qual for o chamado. “vamos continuar firmes e seguir o caminho de Deus evangelizando”, exortou.

Na primeira pregação do período da tarde, Mário Lúcio falou sobre ‘As dimensões do carisma da coordenação’. Baseado da passagem de Êxodo, capítulo 3, que narra a vocação de Moisés, enxerga-se também a nossa própria vocação, “capacidade de ir além do deserto é o que Deus vê em um coordenador. Se não crermos na realização da promessa, como que o povo do Grupo de Oração irá acreditar? Precisamos acreditar na vitória que Deus reservou para aqueles que crêem”, destacou.

A próxima pregação conduzida foi ‘Eu te constituí sentinela na casa de Israel’. Nesse momento, o coordenador estadual ressaltou que é preciso guardar Grupos de Oração para que ele não deixe de existir. “como líderes não podemos desistir até que a benção seja derramada sobre o povo que o Senhor nos confiou.”

Em seguida, foi conduzido um momento de oração e escuta profética, que revelou a moção de que “Deus inaugura uma nova primavera na Diocese de Guaxupé”.

No início da noite, Matielmes, coordenador do Ministério de Intercessão na Diocese de Guaxupé, conduziu uma oração de louvor e clamor, pedindo ao Espírito Santo que concedesse a graça de que se viva o novo que Deus estava oferecendo a cada um.

Já na noite do sábado, o último tema refletido foi ‘Se forem dóceis ao meu Espírito, vocês verão maravilhas’. Mário fez uma reflexão sobre não ‘engavetar’ as moções de Deus.

Autoridade Espiritual e humildade

No domingo (26), as pregações foram ministradas por Cleiton Oliveira, membro da equipe estadual do Ministério de Pregação em Minas Gerais. O tema da primeira pregação foi ‘Pilares de sustentação da autoridade espiritual’. Em sua fala, Cleiton trabalhou aspectos da intimidade com Deus, retidão, santidade e fé, que é a autoridade espiritual colocada na prática.

‘Cingi-vos todos de humildade, pois Deus resiste aos soberbos’ foi o tema da última colocação do Encontro de Lideranças. Nesta pregação, Cleiton ressaltou que mais importante que os servos, é aquele a qual se serve. “Muitos têm passado despercebidos em nossos Grupos porque estamos nos esquecendo de qual é a prioridade de nossas Reuniões de Oração. Precisamos nos preocupar se realmente estamos sendo resposta para aqueles que vão aos nossos Grupos”, finalizou o pregador.

Pedimos ao Espírito Santo que os nossos Grupos de Oração cresçam e que Pentecostes seja atualizado constantemente!