Ministério Jovem realiza encontro de espiritualidade para liderança jovem

O ministério Jovem da diocese de Guaxupé, realizou nos dias 26 e 27 de janeiro um encontro de espiritualidade voltado para lideranças de Grupo de Oração Jovem e Ministério Jovem. O evento foi realizado na cidade de Nova Rezende/MG e reuniu cerca de 25 coordenadores.

Segundo Leandro o objetivo do encontro foi promover a unidade entre os grupos de oração jovem e o ministério jovem. Para que possam caminhar juntos, traçando mesmo objeto e fortalecendo-se mutuamente.

Viviane Oliveira, presidente do conselho diocesano da RCC, ministrou a primeira pregação no sábado (26) pela manhã sobre o tema: “Não foste vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” do evangelho de João 15,16. Dirigindo-se aos presentes afirmou ser o Grupo de Oração uma pérola preciosa para Deus, no qual Ele pegou e confiou àqueles que Ele escolheu, que são as lideranças. “Precisamos amar, pastorear e dar a vida por nossos irmãos” ressaltou.

A novidade deste encontro foi uma palestra dada por Thais, sobre “Logoterapia”. Thais faz parte do núcleo diocesano do ministério jovem, formada em psicologia e serva no grupo de oração jovem Juvecc. Logoterapia é a terapia do sentido, uma busca por saber o sentido das coisas. E, a ideia de se trabalhar este tema vem de encontro com a preocupação da RCC com o alto índice de jovens depressivos, ansiosos e com tendência ao suicídio.

Diante da promessa de Deus para a juventude carismática da diocese de Guaxupé, Tathiany Oliveira, da cidade de São Sebastião do Paraíso fez sua pregação voltada para esta profecia. Enquanto lideranças precisamos profetizar este tempo novo em nossos grupos de oração e em nosso ministério. “Essa nova primavera já começou” dizia ela.

A profecia dada ao ministério jovem é a seguinte: “Eis que farei florescer uma nova primavera nesta Diocese, que será a alegria e o ânimo da minha Igreja Diocesana. Essa Primavera se chama: Juventude Carismática Católica”

No domingo pela manhã o coordenador diocesano do ministério jovem, Leandro Marques, fez sua pregação sobre o tema: “Pai, pastor e coordenador”. O coordenador tem que ser referencial, precisa apontar o caminho e liderar pelo exemplo. Ser pai representa a figura de uma liderança protetora, que transmite segurança, abraça e corrige com amor. O pastor cuida de suas ovelhas para que elas não se percam. Já o coordenador demonstra fidelidade ao movimento, reveste-se de autoridade espiritual e administra a obra de Deus.

Lucas Reis é articulador do ministério jovem no Grupo de Oração São Judas em São Sebastião do Paraíso/MG, para ele este encontro foi muito proveitoso pois sentiu-se verdadeiramente escolhido, o que deu mais confiança para sua coordenação. “Eu me senti verdadeiramente amado, e ciente de que somente através Dele conseguiremos cumprir essa missão” nos relatou.

Para Carol Rocha, coordenadora do Grupo de Oração Jovem Resgate Radical em Guaxupé/MG, este foi um encontro que superou suas expectativas: “até o encontro sentia que estava na coordenação porque ninguém mais tinha disponibilidade. Mas, depois da pregação da Viviane tive a certeza de que o Senhor me chamou e, no encontro o Senhor me fortaleceu para enfrentar as batalhas”.

Além das pregações houve um momento de Adoração conduzido por Rose Reis, coordenadora diocesana do Ministério de Oração por Cura e Libertação.

O evento foi encerrado com Santa Missa.

Fotos